segunda-feira, junho 13, 2011

Nova animação - Derivado de "Carros"

A Grande Mentira

Sempre achei a questão do bairrismo bem mais complicada do que parece, dessa forma via muita gente exagerar ao defender os interesses, cultura, arte e todo mais que é ou já foi produzida na cidade do Crato, Juazeiro do Norte, enfim, em todo o Cariri.

Mas há alguns anos minha visão à respeito disso vem mudando, tudo isso pelo que todo ano a Exposição Agropecuária do Crato vem mostrando em suas diversas programações, não só as musicais.

Mas, como tudo na vida tem do que a gente criticar, vou me especificar apenas ao que parece ser o problema mais emergente, e por que não incômodo: a programação de show musicais.

Bom, pra começar, mesmo alheio ao meu gosto musical, devo dizer que sempre defendi a democratização musical em todo e qualquer veículo de divulgação musical. Na minha opinião nenhum tipo de música deveria predominar totalitariamente, e sim o ecletismo musical. Nem o meu amado rock n’ roll, a MPB, o Axé ou o Samba, mas sim todos juntos, pois só hoje não há mais espaço pra todos.

Sempre achei a união entre os gêneros em harmonia numa programação de uma emissora FM, por exemplo, uma medida que poderia sim funcionar pra pôr de volta uma qualidade na música brasileira, que há tempos vai sumindo no horizonte.

Toda e qualquer tentativa de tentar industrializar a música e transformá-la em veículo de entretenimento, só afundou mais o que nosso pais e até nós mesmo hoje chamamos de boa música aquela que ouvíamos na infância. Foi assim com Axé que aos poucos vai completando sua missão de destruir a música baiana, que hoje é um uga uga que não dá nem pra entender o que isso acrescenta na nossa vida. E o que dizer do forró de hoje em dia né? Suas letras já falam por si só.

A arte, em seu princípio, se manifesta - entre outros modos – como um processo de expressão do seu criador junto ao seu objeto final: o público. Arte é, de várias formas diferentes, comunicação. Ela forma opiniões. Os jovens estão crescendo e ouvindo o que o artista está falando, e quer saber o que ele anda fazendo da vida. Um microfone na mão é poderoso, ele te dá uma responsabilidade, uma influência sobre a vida das pessoas.

Supostamente eu deveria sentir, me emocionar ou me inspirar de uma forma totalmente diferente do que muitas músicas hoje fazem. Agora, o que diabos eu devo levar como aprendizado numa “Arerê, Um lobby, um hobby, um love com você”, ou será que vou passar a respeitar mais as mulheres e a família depois de ver aquela coisa interessante que é um show de uma banda de forró?

As questões são inúmeras. Os nosso ídolos, nosso heróis, que idade eles tem hoje? Qual o último que nos chamou a atenção, que nos deu vontade de saber quais as influências musicais dele? Qual a opinião deles sobre o governo? Qual seu melhor álbum?

Será que o povo em geral ainda tem o poder de decidir qual música deve ser um hit, ou será que alguém decidiu em alguma sala de alguma gravadora quais músicas serão as mais tocadas no carnaval de 2012? Quem pagou por isso?

Ou melhor, será que o povo em geral ainda pode ouvir uma música e concluir ou explicar porque ela é boa ou não?

"De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade." - Paul Joseph Goebbels

domingo, junho 12, 2011

Novo Death Cab For Cutie

Codes And Keys é o nome do novo album do Death Cab For Cutie, o primeiro após o ótimo Narrow Stairs. Ainda estou digerindo esse disco, mas já posso indicar Underneath The Sycamore como destaque, rápida e rasteira e com refrão pegajoso.



Underneath the Sycamore

Lying in a field of glass
Underneath the overpass
Mangled in the shards of a metal frame
Woken from the dream by my own name
Well I was such a wretched man
Searching everywhere for a homeland
And now we are under the same sun
Feel it through the leaves
Let it heal us
We are the same
We are both safe
Underneath the sycamore
We are the same
We are both safe
Underneath the sycamore
We were both broken in our own ways
Sifting through the rubble for the wrong things
I know you've got a vengeful heart
And I cannot be stopped as soon as I start
But you have seen your darkest rooms
And I have slept in makeshift tombs
And this is where we find our peace
Oh this is where we are at least
We are the same
We are both safe
Underneath the sycamore
We are the same
We are both safe
http://www.elyricsworld.com/underneath_the_sycamore_lyrics_death_cab_for_cutie.html
Underneath the sycamore
We are the same
We are both safe
Underneath the sycamore
We are the same
We are both safe
Underneath the sycamore