quarta-feira, janeiro 04, 2012

ELE NÃO VAI PEGAR NADA

Morrissey cantava nos anos 80: “Enforquem esse DJ, porque a música que ele está tocando não fala nada sobre minha vida”.

Não sai da programação de qualquer emissora de TV e radio – especialmente a Globo. Não cala, mais, se alastra como vírus em toda boca das ruas, bairros, cidades e país. Como uma espécie de vírus fatal ameaça se alastrar além das fronteiras à fora e ganhar o mundo.

Pra minha tristeza fui surpreendido ao ver a capa da revista Época. Logo me tomei por uma risada típica daquelas que a gente dá sempre que vê esse tipo de absurdo, seguido pela triste constatação na manchete de Capa: “Com o sucesso “Ai se eu te pego”, o cantor paranaense Michel Teló traduz os valores da cultura popular para os brasileiros de todas as classes.” Constatação esta tão mórbida quanto óbvia.

Um país tomado por um limbo artístico e cultural que já ganha décadas de idade, e só se renova, já dá sinais cada vez mais visíveis de estar culturalmente onde realmente merece.

Este episódio não é nem de perto novo. A cada ano os brasileiros em geral – pelo menos a imensa maioria – dão sinais claros de imensa falta de senso crítico, seja ele cultural, artístico ou moral. Ou você acha que muitas pessoas pelo menos param pra pensar: “ Que merda é essa que eu tô dançando?” – e muitos que acabam realizando logo pensam: “Dane-se, eu tô aqui é pra dançar e pegar muito, não vim pra escutar música boa”. Ou seja, ou não encontram capacidade analítica de perceber, lembrar ou considerar a qualidade da música que estão consumindo ou apenas não estão nem aí pra isso.

Não pensem meus amigos, que os únicos responsáveis são as redes de mídia radialista e televisiva porque na verdade o povo – quando quero dizer a maioria – é quem tem imensa culpa nesta história. Não vejo ninguém ser enganado ou lesado com isso tudo, quando o que vejo é ele se deliciar como quem abraça um prato de comida.

Muitos que hoje tem a idade da Axé Music, terão netos dançando músicas como essa – ou piores - nos seus aniversários de 5 anos de idade com os coleguinhas de escola. E poderão ser seus filhos, meu amigo, os próximos.

O alerta de colapso está ligado já há muito tempo, e me faz questionar se ainda me sinto confortável ou orgulhoso de morar neste país, onde poucos se lembram o que se comemora no 7 de setembro e aprendem tão rápido letras de pérolas dessa música que temos hoje.

Os brasileiros matam seus heróis, seja mergulhando no mar do esquecimento, e eles morrem , cansados de tanto resistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário