segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Pato Fu - Televisão de Cachorro

Definitivamente Televisão De Cachorro de 1998 faz jus à teoria dos álbuns que só melhoram com o tempo.

Depois de sacudir a crítica musical brasileira ao trazer de volta experimentalismo, arte e bom humor ao rock nacional, a banda mineira internacionalizou suas influências em Televisão.

A influência do rock e pop britânico sublinha muitas das 13 faixas, e rende algumas releituras bem sucedidas como A Necrofilia da Arte - de Troll e Gil e a contagiante Tempestade, dos brasilienses Maskavo – na época ainda Maskavo Roots – essa uma das melhores do álbum, e que traz a citação de The Cure no riff principal.

A influência Mutantes, ainda presente (Boa Noite e Licitação), agora dá espaços a outros horizontes musicais, onde a guitarra de John - agora mais eficiente – brilha como nunca. Nunca Diga dos conterrâneos do Graforréia Xilarmônica e Eu Sei de Renato Russo fecham as regravações também acentuando o equilíbrio das faixas que alternam canções mais urgentes e também um clima mais leve.

Mas as faixas autorais desempenharam um papel fundamental ao levar a evolução da dupla Fernanda Takai e John Ulhoa ao primeiro nível cenário nacional , além do sucesso das rádios e tv, como em Antes Que Seja Tarde e Canção Pra Você Viver Mais que soam como evolução de temas propostos em Sobre O Tempo de Gol De Quem? de 1995.

Televisão de Cachorro dá o lugar de grande banda do país ao Pato Fu, sucesso que se sacramentaria no seu sucessor, o Isopor, de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário