sábado, novembro 30, 2013

DIETA DE NOVEMBRO

ARCTIC MONKEYS - AM (2013)
Sempre acho louvável quando um artista, depois de um certo tempo, tenta se reinventar. Às vezes não dá certo como se espera, mas no caso do Arctic Monkeys essa mudança fez mais do que bem, fez MUTO BEM.
Pra mim, o Suck It And See (2011) poderia ter sido melhor, mas vendo hoje me parece mais uma oficina que acabou contribuindo para algo melhor: o AM.
Em AM Alex Turner apimenta um pouco a desaceleração de Suck It And See e adiciona uma certo "swing" e sensualidade pra botar você pra dançar, e dá até pra sentir lá no fundo uma pitadinha de Glam rock. Com os grooves em cadência mais lenta, as guitarras ficaram bem mais charmosas e é aí que aparece a nova qualidade de Turner: as melodias - especialmente com os novos "diálogos" vocais, sempre em falsete.
O visual novo da banda (estético e sonoro) também são incríveis. Alex parece ter entrado num túnel do tempo e voltou diretamente da década de 50, com jaqueta de couro e topete e gel, no melhor estilo rockabilly.
Confesso que também tenho um ouvido sensível pra esse tipo de som, e o balanço de AM realmente conseguiu me contagiar (o que não é fácil).








TIM MAIA - NOBODY CAN LIVE FOREVER (2012)
Todos já sabem, mas sempre vale a pena lembrar que "O CARA" da soul music no Brasil é gordinho e atendia pelo nome de Tim Maia.
É, meu amigo, é difícil resistir a qualidade musical e vocal do Tim, especialmente quando ele resolvia swingar.
Nobody Can Live Forever (2012) é um apanhado dos melhores momentos Soul de Tim, resgatando seus momentos mais inspirados como em alguns clássicos de do cultuado Racional (1975) e algumas raridades.
OUÇA:
Quer Queira ou Não Queira
O Caminho Do Bem
Ela Partiu

PAUL McCARTNEY - NEW (2013)
Não dá pra esperar que Paul McCartney ainda surpreenda. Mas também não é certo pensar que não valha a pena ouvir seu trabalho atual.
Na verdade, o coroa ainda mostra vitalidade e insiste em se manter "no jogo".
New é um album que mostra um mestre do pop desfilando com mérito pelas técnicas que ele mesmo ajudou a construir, na tentativa de se manter vivo, e sim, é um bom album.
Paul passa a impressão de que não se importa mais em inovar ou ter qualquer quer outra pretensão além de tocar e se divertir. E é aí que ele ainda chama atenção.



segunda-feira, novembro 11, 2013

DIETA DE OUTUBRO


JAKE BUGG - JAKE BUGG (2012)
A nova sensação da música popular inglesa ainda tem 18 anos, mas faz música de gente grande, e o material é realmente bom!
Dono de uma voz com timbre encantadoramente incomum, ele volta à era pré - Beatles pra trazer um folk rock de primeira, passando por John Denver, Donovan e Dylan. O mais estranho (mas um estranho "bom") é que, de alguma forma, soa moderno, como no simplismo urgente de Seen It All e e a "Denveriana" Simple As This (pra mim esta já é clássico).



NO DOUBT
Sabe aqueles surtos de flashback que dá na gente, e que não tem explicação?
Pois é, numa desses surtos acabei tirando da gaveta uma coletânea do No Doubt. Pouca gente sabe, mas o No Doubt é bem mais que Don't Speak, é um rock steady que, apesar do sucesso de Don't Speak, resistiu e não abandonou seu som, e que som! Grandes hits como Spiderwebs, Ex- Girlfriend e Sunday Morning seguram qualquer festinha. E ainda term o cover fantástico de It's My Life do Talk Talk.
OUÇA:


BLIND MELON - SOUP (1995)
É. parece que outubro foi o mês de eu voltar ao passado e matar s saudades. Blind Melon também acabou sendo ressuscitado do meu acervo  pra me lembrar porque o rock dos anos 90 bota o das duas últimas décadas no sovaco. No caso do Soup de 1995, é triste constatar como essa banda foi subestimada e praticamente passa em branco entre os mais citados da década. Tudo de bom que uma banda de rock pode trazer, você encontra em Soup. Duas guitarras dinâmicas, cozinha afiada, vocal primoroso e o mais importante: boas músicas, que, aliás, parece cada vez mais pra mim ser o diferencial das bandas 90"s. Obra - prima.
OUÇA


ARCTIC MONKEYS - AM (2013)
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
A recepção de Suck It And See (2011) poderia ter sido melhor, mas Alex Turner parece não estar nem aí, tanto que decidiu investir na nova sonoridade dos Artic Monkeys. De fato, AM parece ser um amadurecimento em compraração com Suck It. As "pesquisas" melódicas e a nova forma de compôr ainda estão lá, só que somada a uma nova necessidade de botar pra dançar.
OUÇA

OCTOBER TOP TEN HITS
1. Jake Bugg - Simple As This
2. No Doubt - Sunday Morning
3. Bush - Swallowed
4. The Black Keys - Lonely Boy
5. Jethro Tull - Thick As A Brick
6. Billy Ocean - When the Goin' Gets Tough, The Tough Keep Goin'
7. Black Sabbath - War Pigs
8. Arctic Monkeys - Why'd You Only Call Me When You're High
9.Alice In Chains - Them Bones
10. Alice In Chains - Dam The River