1. MAGNETO
CRIADO POR STAN LEE E JACK KIRBY
Pra muita gente Magneto não é vilão.
O fato é que, vilão ou ante - herói, as polêmicas em torno desse mutante só deixam mais claro o quanto esse personagem é interessante.
Max Eisenhardt, ou Eric Magnus Lensher, foi criado nos anos 60 pelos mestres Stan Lee e Jack Kirby, mas foi nas mãos do brilhante Chris Claremont que ele trouxe outro conceito aos vilões do universo Marvel ao trazer uma trajetória de vida sofrida, ideais complexos e, o mais importante, uma relação mútua de amizade e rivalidade com seu antagonista, Charles Xavier.
2. DUENDE VERDE (NORMAN OSBOURNE)
CRIADO POR STAN LEE E STEVE DITKO
Norman Osbourne talvez seja o personagem mais interessante do universo Aranha - ao lado do próprio Peter Parker. Nada impediu que sua obsessão pelo herói o levasse a tentar de tudo pra arruinar a vida do Homem Aranha. Ele é simplesmente foi responsável direto pelo maior trauma da vida de seu rival: a morte de Gwen Stacy (o maior amor de Peter), resultando em um dos mais marcantes momentos da história da editora. Além disso, matou o Capitão George Stacy (pai de Gwen), torturou sua tia May e quase matou seu próprio filho, Harry.
3. LOKI
CRIADO POR STAN LEE, JACK KIRBY E LARRY LIEBER
O Deus Asgardiano é o um dos poucos vilões dos quadrinhos que tem a maldade como própria natureza e ambição. Loki "é" a maldade em pessoa. O irmão de Thor só deseja a ruína de sua própria terra natal e sua família adotiva. Loki é apaixonado pela arte de arquitetar trapaças, traições e tem um orgulho ímpar de seu talento para o caos.
4. CORINGA
CRIADO POR BILL FINGER, BOB KANE E JERRY ROBINSON
O Coringa é, para muitos, o maior vilão de todos. De fato, um personagem tão grandioso quanto Batman só poderia ter um arqui-inimigo à altura. Nada parece deter esse vilão tão articulado quanto divertido. Também goza de uma obsessão que beira à psicose, traduzida numa rivalidade incomum com seu algoz Batman - considerado por ele, muitas vezes, sua alma gêmea - atingindo seu auge ao matar à sangue frio Jason Todd (o segundo Robin), aleijar num tiro à queima roupa Bárbara Gordon (antiga batmoça) e quase levar à loucura o próprio James Gordon numa tortura ( em Batman: A Piada Mortal).
5. REI DO CRIME
CRIADO POR JOHN ROMITA E STAN LEE
Willson Fisk teve sua primeira aparição em revistas do Homem - Aranha mas, aos poucos, foi se tornando parte integrante do universo do Demolidor, ganhando mais força durante a fase Frank Miller. Miller acabou elaborando uma das relações herói / vilão mais marcantes das histórias em quadrinhos. Integrou uma fase brilhante do Demolidor juntamente com Elektra e Mercenário, tomada até hoje como padrão nas revistas do herói.
6. LEX LUTHOR
CRIADO POR JERRY SIEGEL E JOE SHUSTER
Superman não poderia ter uma vilão mais adequado. A representação maior da mentalidade genial de um vilão encontra em Lex seu maior representante. Inteligência, carisma, charme e uma frieza única são os "poderes" do humano mais emblemático da DC Comics.
CRIADO POR JIM STARLIN E MIKE FRIEDRICH
Em matéria de periculosidade, ninguém se compara à Thanos na Marvel e, uma vez reunidas as 10 esmeraldas cósmicas, aí sim que ninguém segura esse Titã, filho de Mentor e apaixonado perdidamente pela personagem Morte.
7. MÍSTICA
CRIADA POR CHRIS CLAREMONT E JIM MOONEY
Terrorista de primeira ordem, Raven Darkholme pode não ser tão poderosa, mas usa seus talentos como ninguém. Liderou a Irmandade de Mutantes após a saída de Magneto. Mãe adotiva de Vampira e mãe natural de Noturno.
8. GALACTUS
CRIADO POR STAN LEE E JACK KIRBY
O devorados de mundos. Protagonista de um dos momentos mais marcantes do universo marvel: o primeiro confronto com o Quarteto fantástico, onde foi traído e libertou o Surfista Pratedo (seu mais poderosos arauto).
9. OZYMANDIAS
CRIADO POR ALAN MORRE E DAVE GIBBONS
Adrian veidt é o arquiteto do "grande plano" da obra - prima Watchmen e talvez seja o mais polêmico personagem dessa lista. A grande questão é: Estava Adrian certo ou errado?
10. DUAS CARAS
CRIADO POR BILL FINGER E BOB KANE
Harvey Dent já foi promotor de Gotham City e agia do "lado branco da força", mas uma cilada de criminosos o transformou no auto denominado Duas Caras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário